Visualizações da Página

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A importância do Projeto de Aprendizagem (P.A.)

   Estamos acostumados com a organização da educação bancária, onde apenas recebemos informação e fingimos que compreendemos tudo o que foi mostrado, sem preocupação alguma quanto ao aprofundamento do conteudo ministrado.
   Durante a vida acadêmica na UFPR litoral, somos incitados a uma nova maneria de ensino, sendo "livres" para as tomadas de decisões. não livres soltos, a vontade, mas diferente do ensino médio e de outras graduações, nossa visão e objetivos quanto graduandos estão sendo colocadas em destaque.
    É muito complexo no início, mas depois do primeiro semetres nos acostumamos com as siglas, mas algo que ainda assombra a vida do estudante, são os PROJETOS DE APRENDIZAGEM carinhosamente entitulados de P.A's.
    Entender a significâcia do PA parece realmente complexo, mas basta compreender a priori, que o seu PA não necessariamente deve estar ligado a seu curso de graduação, mas ele deve ser um questionamento seu, algo que realmente chame sua atenção, que te dê vontade de pesquisar, que o faça refletir, buscar, desejar saber a resposta.
    Muito lindo isso, então com o PA mudamos o mundo? Talvez, quem sabe. Para auxiliar nas decisões e ajudar na caminhada, suge um "super- herói", o orientador, que simplismete te orienta, essa pessoa não pesquisa pra você, não dá as respostas, apenas dá o rumo, a direção a seguir, é um facilitador nessa caminhada.
  Tenho o projeto, tenho o orientador, enfim, chegamos a orientação do PA, que consiste no seu encontro com o mediador, essas orientações sevem para te "orientar", muito redundante, mas é real.
   Durante a orientação, você tem a oportunidade de expôr suas dúvidas, desejos, medos e anseios. Este com certeza, é um espaço de contrução indivial para o coletivo, ou seja, com o PA, você aprende a gerir projetos, a fazer pesquisas, reforça a literatura, auxilia na escrita, sendo também, uma porta de acesso a um mestrado e doutorado, podendo surgir um valioso artigo de um PA acadêmico, não é apenas um trabalho de conclusão de curso (TCC), o projeto é algo que, dependendo da pesquisa e envolvimento, pode ser usado depois do curso de graduação.
    Aos calouros e veteranos, reflitamos agora, o quanto estamos envolvidos e caminhando com nosso PA? Será que realmente já sabemos o que queremos? Estamos no caminho certo? Ainda é tempo de recomeçar para alguns e tempo de voltar ao primeiro amor pelo PA para outros.
    O que nós do GESCO queremos deixar a vocês, é que não pensem no PA como um castigo, ou não avaliem a sexta feira como uma aula perdida, passem a  conhecer esse espaço unico a nós, desejado por muitos. Um espaço de contrução para a vida profissional e pessoal. Aprender a ser um descobrir de questionamentos em meio a população,  um construtor de respostas ou expositor de mudanças, realmente é algo de destaque em um profissional qualificado, pense sobre como você atuará em sua profissão, e, assim reflita o quanto saber realizar uma boa pesquisa ou contruir um projeto de melhoria podera satisfazer  uma necessidade em sua vida profissional.
  Repensem suas visões quanto aos PA's, saibam que iniciaremos no GESCO a rodada do PA, todos os participantes terão um encontro para expôr seu projeto de aprendizagem, tendo os demais participantes do grupo como " co-orientadores" durante esse dia, será um espaço para conhecer e compreender o que o outro tem dificldade e em grupo tentarmos sanar as principais dúvidas, não esquecendo que seu orientador o auxilia nisso, mas como ele não dá as respostas apenas o estimula, nós teremos um espaço para juntos buscar as respostas, aprendendo a trabalhar em grupo, com liberdade para ser interdisciplinar.
  Logo postaremos nosso cronograma, mas se você tem interesse em participar conosco desse espaço, desde já poste um comentário, compartilhe no facebook, mande um email. Nossa intençao é estudar saúde coletiva em coletivo.

Um comentário:

  1. -> Uma boa notícia a nós os futuros gestores da saúde! Nossa necessidade está sendo percebida, basta que os governantes nos insiram em seus governos para as mudanças começarem a aparecer!

    by lele

    ResponderExcluir

OBRIGADO