Visualizações da Página

sábado, 29 de outubro de 2011

SAÚDE COLETIVA: UM CAMPO DISCIPLINAR COMPLEXO



Palavras Chaves: Interdisciplinar, saúde pública, pesquisa, complexidade


      Atualmente tenta-se entender o papel da graduação em saúde coletiva, pois o surgimento dessa disciplina vem em um rompimento da organização e discussões em saúde pública. Por sua base no execício crítico e político é de extrema necessidade que se compreenda esse campo interdisciplinar complexo.
Saúde Coletiva vem para preencher essa lacuna quanto as necessidades coletivas, por contribuir para o envolvimento e empoderamento da população englobando uma visão de saúde e ambiente, saúde e estilo de vida e saúde e desenvolvimento.
     Mas as pesquisas nessa área, constituem outra complexidade, no Brasil vale a pesquisa da produtividade, onde a qualidade e necessidade para a área não é colocada em destaque, sendo ainda o principal financiamento vindo do governo, os pesquisadores dedicam seu descanso e vida pessoal apenas para as pesquisas de interesse governamental. Ficando a pesquisa sem incentivo real, tudo isso contribui para a desvalorização social do pesquisador/professor.
    Como inovar, se não podemos pesquisar neste campo disciplinar complexo sem auxilio dos financiadores? Como fazer saúde coletiva sem esbarrar nos empecilhos do governo? Bem, esta questão ainda mantem uma janela aberta para discussão, precisamos fazer com que a significância da atuação e pesquisa em saúde pública fique em destaque.
    Sabemos que a saúde coletiva tem a visão ampliada das coletividades, com uma gama cada vez maior de novos campos de atuação, sendo as atenções voltadas para a complexidade do objetivo: Prevenção/ Promoção/ Enfermidade/ Cuidado. Enxergando a saúde coletiva como a ponte para a união entre as outras disciplinas no que diz respeito a reorganizar a saúde pública.
    Tendo a saúde coletiva seus objetivos voltados a criar estratégias concretas de melhorar e otimizar os serviços e sistemas de saúde, pois não está restrita apenas a epidemiologia e a biomedicina. A formação em Saúde Coletiva consiste em desenvolver no acadêmico o pensamento holística e globalizante de entender saúde, partindo de um princípio interdisciplinar e de conhecimento ampliado em saúde.


By   Letícia Marcela de Souza


Referências:
NUNES E. D. - Pós Graduação em Saúde Coletiva no Brasil: Históricos e Perspectivas.
LUZ. M.T. - Prometeu acorrentado: Análise Sociológica da Categoria Produtividade e as Condições Atuais da Vida Acadêmica.
CAPONI S. REBELO F. - Sobre Juízes e Profissões: a Avaliação de um Campo Disciplinar Complexo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO