Em nosso país aproximadamente 33 milhões de pessoas sofrem de hipertensão arterial (pressão alta) e cerda de 7,5 milhões de diabéticos são diagnosticados. Tendo em vista o número de brasileiros que sofrem com essas doenças consideradas "epidemias do século", o governo federal criou o programa: 'Saúde Não Tem Preço'.
Os medicamentos necessários para o controle de hipertensão e diabetes, que são de uso contínuo, são distribuidos gratuitamente pelas redes de farmácias e drogarias conveniadas à rede Aqui Tem Farmácia Popular, desde 03/02/2011. Atualmente, gastos com esses medicamentos referem 12% da renda da população mais pobre.
Em Matinhos, além da farmácia do Município que distribui a medicação, em forma de comprimidos, para o tratamento de diversas doenças, também conta com esse programa, ou seja, se você conhece alguém que precisa dessa medicação e essa pessoa não consegue na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, o encaminhe a uma farmácia conveniada ao programa farmácia popular, para que esse usuário, possa fazer valer os seus direitos e usufluir de sua medicação.
O Aqui Tem Farmácia Popular atualmente beneficia cerca de 1,3 milhão de brasileiros por mês. Destes, aproximadamente 660 mil são hipertensos e 300 mil, diabéticos (portal da saúde).
Uma das justificativas para o aumento dessas doenças são os padrões alimentares e de qualidade de vida, totalmente ligados à má alimentação, falta de atividade fíísica e ao estresse, além claro, do aumento da expectativa de vida e fatores genéticos.
Devemos abrir os olhos para nossos direitos e começar a mudar nossos hábitos de vida, para que tão cedo, não entremos na relação de pessoas dependentes de remédios, mas se você precisa de medicamentos para hipertensão ou diabetes, recorra a famácia popular, ou a sua UBS.
-> Acesso á saúde, essa é a dica!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO